Biography

Author Picture

Thaís de Oyá

Thais de Assis nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1993. Apesar de ter lecionado inglês durante sua passagem pelos cursos de licenciatura em Letras da UERJ e UFRJ, se formou em Direito em 2018, quando também se tornou advogada.

A autora vem de uma família religiosamente eclética, com criação majoritariamente católica, mas iniciou seus estudos sobre Espiritismo aos 12 anos. Aos 16 teve seu primeiro contato com a Umbanda onde foi médium e praticante até os 20 anos quando se iniciou no Candomblé para Oyá, na nação Ketu.

Desde criança mantinha os hábitos de desenhar, ler e escrever, guardando alguns diários e cadernos com poesias, textos e ilustrações autorais sobre diversos assuntos. Mais tarde, em 2014, com a iniciação, começou sua trajetória na publicação de poesias destinadas ao sagrado afrobrasileiro no coletivo Barravento, em que atuou como escritora durante 5 anos.

Em 2020, migrou o acervo de seus escritos para sua página solo intitulada “Thais de Oyá” (@thaisdeoya), conforme seu pseudônimo. Atualmente, a autora também é colunista da revista digital “Koba” (@kobaexu), onde assina semanalmente, às quartas-feiras, a coluna “Ojú Okàn - Os Olhos do Coração”, com reflexões em prosa acerca das questões que permeiam o universo das religiões de matriz africana.